Devido ao grande número de escolas participantes do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), se faz necessário avaliar se as instruções estão sendo compreendidas de forma uniforme pelas SREs e escolas da rede estadual de ensino, visando um maior aproveitamento dos bancos de itens.
Por esse motivo, foi realizado um Diagnóstico Sobre os Usuários do Banco de Itens do PAAE mediante três questionários introduzidos na segunda etapa de aplicações de provas do PAAE de 2011. Os questionários visaram identificar os responsáveis por gerarem a prova, os responsáveis por inserirem o gabarito do professor e os responsáveis por inserirem os resultados dos alunos, além de outras informações relevantes.
A pesquisa mostra que, aproximadamente, 68% das provas são geradas pelo diretor ou vice-diretor. O especialista pedagógico é responsável por gerar a prova em 17,3% das escolas, e em apenas 3,1% das escolas as provas são geradas pelos professores. Logo, o processo de geração das provas, na maioria das escolas, está sendo feito pelo diretor ou vice-diretor.
Na hora de inserir os gabaritos das provas no site do PAAE, são os próprios professores os responsáveis em 81,3% das escolas. Esta proporção cai quando se trata da inserção dos resultados dos alunos. Nesse caso, observa-se que 25% dos resultados dos alunos não são inseridos pelos professores.
Para fazer a inserção dos resultados, descobre-se que 53% dos responsáveis por esta atividade usam seu próprio computador de casa e somente 44% utilizam o computador da escola, indicando que o uso de computador pessoal continua sendo a opção mais cômoda que os equipamentos da escola.
A variação entre as SREs é significativa. Por exemplo, enquanto o percentual de professores que não são responsáveis por inserirem os resultados dos alunos é de 25%, em algumas SREs esse percentual chega a 66%. Estas variações levam os pesquisadores a especular que uma intervenção junto a algumas SREs poderia proporcionar um maior aproveitamento dos bancos de itens por parte do professor da disciplina.