02/03/2015
Tema: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA HISTÓRIA RECENTE NO ENTRECRUZAMENTO ENTRE PASSADO PRÓXIMO E FUTURO
Data: 02 de Março de 2015
Horário: 19 h e 15 m
Local: Auditório Colégio Loyola / Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim – Belo Horizonte / MG
Confirmar presença pelo email contato@institutoavaliar.org.br
João Wanderley Geraldi é Mestre em LINGUISTICA (1978); Doutor em LINGUISTICA (1990); Livre-docência em Análise do Discurso (1995) e Professor Titular (2003), pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Aposentado, colaborador visitante da Univ. do Porto(Portugal), e de universidades brasileiras a convite. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa. Faz parte do Conselho Editorial de várias revistas:Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Palavras (APP/Portugal), Leitura:Teoria & Prática (ALB), Filologia e Linguística Portuguesa (USP), Educação & Realidade (UFRGS), dentre outras. É autor de obras que marcaram as mudanças de ensino de Língua Portuguesa no Brasil, como Linguagem e ensino - exercício de militância e divulgação, Campinas, Mercado de Letras, 1996; Portos de passagem, São Paulo, Martins Fontes, 2002; e organizador da coletânea O texto na sala de aula, São Paulo, Ática, 1997; com Rodolfo Ilari, publicou Semântica, São Paulo, Editora Ática, 1998; com Beatriz Citelli, Aprender e ensinar com textos de alunos, São Paulo, Cortez Editora, 1997. Dentre suas publicações atuais, destacam-se: A aula como acontecimento e Ancoragens – estudos bakhtinianos da Pedro e João Editores.