25/07/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte III

“Avante! Agregar valores positivos à educação só depende de nós”. Bruno de Assis Freire de Lima


“Desafio”, palavra que provoca em nós temor, mas ao mesmo tempo coragem. É assim que começa a entrevista com Bruno de Assis Freire de Lima, coordenador de Linguagens da Oficina “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem” oferecida pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Bruno trabalha coordenando os “módulos gerais”, que consistem em considerações teóricas sobre texto, gênero e discurso. A parte específica envolve a área de Linguagens que orienta a aplicação prática do que foi visto nos módulos teóricos.

Ao falar dos desafios na produção de conteúdo, ele revela que o maior deles foi “selecionar gêneros que atendam aos professors”. Essa tarefa foi cumprida quando o olhar deixou de ser o professor e passou a ser o aluno. Assim, a pergunta que me fiz foi: "Quais gêneros os meus (nossos) alunos gostam, precisam e devem conhecer? A partir daí, aquilo que era um ‘desafio’ começou a ser solucionado.”

O coordenador alega que as oficinas oferecidas pelo PAAE são “um grande avanço em relação às anteriores”, pois trabalha com professores de diversas regiões. “Conhecer suas histórias, suas realidades de trabalho, fizeram deste um projeto bastante enriquecedor” afirma. Além disso, ele acredita que o projeto trabalha o olhar crítico dos professores ao utilizar o texto em suas práticas docentes.

Como plataforma de suporte para os professores, o PAAE acredita que a Avaliação Contínua é um apoio para o processo de ensino e aprendizagem, e nisso Bruno concorda. “Quando a formação continuada é eficaz, certamente o educador passa a amar ainda mais o seu ofício, o que julgo essencial para uma educação significativa”, confirma o coordenador.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

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