01/08/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte V

“Enfrente as dificuldades, pois elas sempre existirão. Cabe a nós, educadores, acreditar que podemos enfrentá-las” – Fernando Roberto da Costa Linhares.


Acreditar em si mesmo é tarefa de sobrevivência para o professor e coordenador da área de Física e Matemática Fernando Roberto da Costa, um dos ministrantes da oficina “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem” oferecida pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Fernando tem grandes expectativas em relação ao trabalho desenvolvido, já que para ele trabalhar textos e gêneros textuais de forma interdisciplinar é de extrema importância e considerada um desafio para os professores de todas as áreas de conhecimento.

Ao criar o conteúdo para a oficina, o coordenador relata os desafios que vivenciou e enfatiza o caráter inédito da oficina “não nos baseamos em algo que já existia nem que já havia sido aplicado. Foram muitas reuniões e discussões para decidir sobre os temas que fariam parte da oficina. Foi um trabalho árduo, porém, muito prazeroso”.

Segundo Fernando, o projeto desenvolvido pelo PAAE é essencial para a carreira dos educadores. “Os professores não podem e, nem devem permanecer parados no tempo enquanto ocorrem mudanças na educação. O ENEM, por exemplo, constituiu uma grande mudança na forma de avaliação. E dentro dessa perspectiva, as oficinas do PAAE são instrumentos de atualização para os professores, pois possibilitam que eles conheçam os estilos dos itens utilizados no ENEM, que sempre trazem variados gêneros textuais”.

Por esse motivo explica que as oficinas “promovem a atualização dos professores”, contribuindo para a qualidade na educação e na valorização dos docentes.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

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