08/08/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte VII


O conceito de educação é extenso, mas de todas as frases, a que Juliana Peixoto Bicalho mais aprecia é "A vida deve ser uma constante educação", de Gustave Flaubert. Se a vida é uma constante educação, ela está nos ensinando todos os dias.

Coordenadora das disciplinas Ciências, Biologia e Química, a professora acredita nas oficinas oferecidas pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. “As oficinas do PAAE são cuidadosamente pensadas e elaboradas visando às necessidades dos professores. Discutimos exaustivamente até chegarmos a um formato que seja diferenciado e satisfatório para os participantes. Sendo assim, possuem temas diversificados e pontuados que dificilmente o professor teria chance de fazê-las se não fosse pelo PAAE. Isso implica em pensar na educação continuada do profissional docente” afirma Juliana.

Os desafios da educação são diversos, mas a professora acredita na importância de projetos desenvolvidos pelo PAAE para investir nos professores e no que a população acredita ao confiar no ensino. “É fundamental avaliar a competência dos professores e investir também na educação contínua deles”. Juliana descreve que apesar dos desafios, as oficinas oferecem temas que fazem a diferença na educação, temas para sanar as necessidades dos educadores, temas que aprofundam o conhecimento pedagógico.

E em relação a isso, Juliana espera “que os professores possam rever a prática pedagógica, valorizando os pontos positivos e corrigindo os negativos. E assim contribuam, ainda mais, com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem”.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

 voltar