16/12/2016

Como tornar suas aulas mais atrativas

A maioria de nossas crianças e jovens é muito curiosa e adora um desafio. O professor precisa instigar isso em sua turma.
Eloisa Nascimento

Já pensou em como tornar suas aulas mais atrativas? Ou no porquê de suas aulas não serem tão atrativas? A coordenadora Pedagógica do Instituto Avaliar Eloisa Nascimento explica os processos que desencadeiam o interesse dos discentes, a criação e o planejamento de aulas que despertam a curiosidade dos alunos.

Atualmente o Brasil tem lutado contra a evasão escolar, que consiste no abandono da escola durante o ano letivo. São diversas as causas que contribuem para que o aluno desista dos estudos. Segundo Eloisa, temos “a falta de interesse do aluno, falta de transporte, necessidade de ingressar no mercado de trabalho para complementar a renda familiar. Alguns desses problemas podem ser administrados e resolvidos pela equipe pedagógica da escola, outros precisam de ações que partam do estado”.

São várias as causas de evasão escolar, mas nos ateremos ao desinteresse do aluno pela escola. A falta de interesse do estudante, na maioria das vezes, acontece devido ao distanciamento das aulas expositivas em relação à realidade do aluno. Eloisa Nascimento alega que para evitar a evasão escolar é necessário entender a realidade de cada sala. “Precisamos conhecer a realidade dos alunos, ou seja, as situações cotidianas pelas quais eles desfrutam, seus gostos e interesses. Dessa forma, conseguiremos prender a atenção, despertar seu entusiasmo e fazer com que o ensino seja significativo em sua vida, consequentemente, importante e necessário”.

A partir desse entendimento, Eloisa afirma que os métodos para manter a atenção dos alunos estão em trabalhar os desafios e a curiosidade. “A maioria de nossas crianças e jovens é muito curiosa e adora um desafio. O professor precisa instigar isso em sua turma. Fazer perguntas, promover debates, criar desafios entre os alunos, abusar das novas tecnologias para apresentar ou enriquecer um novo conteúdo”.

Algumas ferramentas podem ajudar o professor a realizar aulas mais atrativas, como as oferecidas pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). A plataforma, segundo Eloisa, possui “vários itens e propostas de produção de texto que foram elaboradas pensando em ter sentido na vida dos alunos, para que, ao respondê-los, eles sintam prazer”.

Além disso, o PAAE oferece formação continuada para os educadores, como exemplo, Eloisa cita as Oficinas de Capacitação. “Neste ano, as Oficinas de Produção de Texto e as Oficinas de Produção de Itens para Redação do Enem foram ofertadas na modalidade on-line e tivemos listas enormes de espera. Quem fez ficou muito satisfeito com toda praticidade e assistência recebida durante a realização dessas oficinas”. As oficinas contribuem para que os professores possam “adquirir novos conhecimentos, trabalhar as limitações que o docente tem e pensar em estratégias para auxiliar nas dificuldades dos alunos”, afirma.

A internet oferece diversas ferramentas que ajudam os docentes na busca por desafios e dinâmicas que auxiliam na produção de aulas mais atrativas. Para auxiliar os professores (as) e diretores das escolas, o Instituto Avaliar possui uma página no facebook com postagens todas as quintas-feiras de dinâmicas para sala de aula e reuniões, além de matérias realizadas com educadores.

Por fim, Eloisa afirma que a escola deve ser um espaço para diálogo: “A participação não apenas de discentes e docentes, mas também da comunidade escolar, permite um ambiente participativo, que consequentemente abre espaço para identificar as necessidades e para planejar estratégias que visam às melhorias necessárias.”

Por Raquel Siqueira, estagiária de Comunicação e Marketing do Instituto Avaliar

 voltar