08/03/2012
A secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, propôs a criação de uma certificação para professores da rede pública. Essa certificação serviria como um "atestado de qualidade" dos docentes e seria usada também como base para a evolução na carreira e a concessão de bônus salariais.
"Uma avaliação, no sentido mais moderno da palavra, é o processo de certificação, que já existe em muitos países e até em Estados como Minas, Tocantins e Bahia", disse a secretária. "Com a certificação, eles ganham uma pontuação, que gera salários maiores e conta na evolução da carreira." Para ela, o processo pode ser semelhante ao de exames conduzidos por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil, que atestam para a sociedade que o profissional é capacitado para exercer aquela atividade.
Maria Helena participou do debate sobre formação e avaliação de professores com o diretor do Colégio Bandeirantes e membro do Conselho Estadual de Educação, Mauro Aguiar, e o jornalista Fernando Rossetti, secretário geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), entidade que reúne empresas que têm programas de investimento social.